O objetivo dessa lei que institui a política municipal, a população migrante em Pato Branco, segundo Rodrigo Correia, é garantir ao migrante o acesso a direitos sociais e aos serviços públicos, promover o respeito à diversidade e à interculturalidade, (interação, compreensão e respeito mútuo entre culturas diferentes. É um processo dinâmico que envolve a troca de ideias, a reflexão sobre as próprias culturas e a dos outros, e a busca por uma coexistência pacífica e igualitária), impedir violações dos direitos e fomentar a participação social e desenvolver ações coordenadas com a sociedade civil.
Compreende-se como população migrante, para os fins dessa lei, então, todas as pessoas. que se transferem de seu lugar de residência habitual de outros países para o Brasil, compreendendo migrantes laborais, estudantes, pessoas em situação de refúgio, bem como suas famílias, independente de sua situação migratória e documental. Rodrigo citou que no artigo 4º, fica assegurado, o atendimento qualificado à população migrante no âmbito dos serviços públicos municipais no município, considerado as seguintes ações administrativas: formações de agentes públicos voltado à sensibilização para a realidade da migração no município, com orientação sobre os direitos humanos e dos migrantes e legislação concernente. Interculturalidade e línguas, com ênfase nos equipamentos que realizam maior número de atendimento à população migrante.
Contratação de agentes públicos migrantes nos termos da legislação própria, ou seja, posterior à aprovação dos projetos de lei, mediante lei específica, poderá sim o município contratar migrantes para fazer parte do quadro efetivo do nosso município. Também a capacitação dos conselheiros tutelares para a proteção da criança e do adolescente, de migrantes. Designação de mediadores culturais nos equipamentos públicos, com maior fluxo de migrantes para o auxílio na comunicação entre profissionais e usuários. Ainda, conforme autor do projeto, no artigo 6º fica determinado que deverá ser criado o Conselho Municipal de Migrantes com atribuição de formular, monitorar e avaliar a política instituída por esta lei e assegurada composição paritária entre o poder público e a sociedade civil.
E deverá o poder público municipal disponibilizar um local de atendimento para a população migrante. Diante desse projeto, a gente pretende sensibilizar o executivo municipal, de perceber a necessidade de termos em nosso município uma política pública voltada para esses irmãos que muitas vezes são obrigados a deixar seus países de origem. Ele citou como exemplo os haitianos, os venezuelanos, que hoje é o maior número de imigrantes que tem em nosso país, que muitas vezes são obrigados a abandonar seus países para não morrer de fome. Porque esses países, infelizmente, o Haiti, além da guerra, hoje passa muita miséria e muita fome. “E esses irmãos, eles vêm para o nosso país, para o Brasil e muitos aqui para o município de Pato Branco em busca da oportunidade, em busca do trabalho e para o sustento de sua família”, lembrou o vereador.
População Migrante
Objetivos da Lei
- Garantir à população migrante o acesso a direitos sociais e aos serviços públicos no município.
- Promover o respeito à diversidade e à interculturalidade, reconhecendo as diferentes culturas presentes.
- Impedir violações dos direitos dos migrantes e fomentar sua participação social.
- Desenvolver ações coordenadas com a sociedade civil para a efetivação da política municipal.
Definição de População Migrante
- Considera-se população migrante, para os fins desta lei, todas as pessoas que se transferem de seu lugar de residência habitual em outros países para o Brasil.
- Inclui migrantes laborais, estudantes, pessoas em situação de refúgio, bem como suas famílias.
- Abrange indivíduos independentemente de sua situação migratória e documental, garantindo direitos mesmo àqueles sem documentação regular.
Ações Administrativas Previstas
- Formação de agentes públicos voltada à sensibilização para a realidade da migração no município, com orientação sobre direitos humanos, direitos dos migrantes e legislação pertinente.
- Ênfase na interculturalidade e nas línguas, especialmente nos equipamentos públicos que realizam maior número de atendimentos à população migrante.
- Possibilidade de contratação de agentes públicos migrantes, nos termos da legislação própria, após aprovação de projetos de lei específicos.
- Capacitação dos conselheiros tutelares para a proteção de crianças e adolescentes migrantes, visando garantir seus direitos.
- Designação de mediadores culturais nos equipamentos públicos com maior fluxo de migrantes, para auxiliar na comunicação entre profissionais e usuários e facilitar o acesso aos serviços.
Estrutura de Governança
- Criação do Conselho Municipal de Migrantes:
– Responsável por formular, monitorar e avaliar a política instituída por esta lei.
– Composição paritária entre o poder público e a sociedade civil, assegurando representatividade.
- Obrigatoriedade de o poder público municipal disponibilizar um local de atendimento específico para a população migrante, facilitando o acesso aos serviços e informações
Próximos Encaminhamentos
- Sensibilizar o executivo municipal sobre a necessidade de implementar uma política pública voltada à população migrante, conforme previsto no projeto de lei.
- Iniciar a formação e capacitação de agentes públicos sobre a realidade da migração, direitos humanos e legislação relacionada.
- Definir e implementar estratégias para enfatizar a interculturalidade e aprimorar a comunicação nos equipamentos de atendimento à população migrante.
- Planejar a criação e estruturação do Conselho Municipal de Migrantes, garantindo sua composição paritária entre poder público e sociedade civil.
- Estudar e aprovar a legislação necessária para possibilitar a contratação de agentes migrantes no quadro efetivo do município, conforme previsto na lei.
- Estabelecer um local de atendimento exclusivo para a população migrante, conforme determinado na legislação municipal.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco