A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco vai intensificar a vacinação contra o sarampo a partir desta segunda-feira (9), por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com base na nota técnica nº 63/2025 do Ministério da Saúde. A intensificação da vacinação ocorre pelo aumento no número de casos de sarampo em países das Américas. A grande circulação do vírus nessas regiões exige que estados que fazem fronteira com países como, por exemplo, a Argentina e o Paraguai, como é o caso do Paraná, reforcem a imunização da população.
Público-alvo e locais de vacinação
De acordo com a enfermeira Luciane Bergamin, a partir desta segunda-feira (9) será implantada a “Dose Zero (D0)” da vacina contra o sarampo, para aumentar a proteção contra a doença em crianças de 6 meses a menores de um ano (11 meses e 29 dias) de idade. O reforço na vacinação será iniciado com a utilização de vacinas Dupla Viral (que previne contra o sarampo e rubéola), indicada para crianças de 6 meses a 8 meses e 29 dias, e Tríplice Viral (que previne contra sarampo, caxumba e rubéola), indicada para crianças dos 9 meses a 11 meses e 29 dias.
A nova estratégia visa proteger, principalmente, as crianças menores de um ano de idade. Luciane destacou que a vacina Dupla Viral será aplicada diariamente apenas na Sala de Vacinas Central e que a Tríplice Viral também será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mediante agendamento. Além das crianças menores de um ano de idade, Luciane frisou que também será vacinada a população entre 5 e 29 anos que só tenha uma dose da vacina do sarampo, para que complete duas doses; e adultos de 30 a 59 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina.
Bloqueio
A Sesa ressaltou que a nova estratégia visa ampliar a proteção da população mais vulnerável evitando que o sarampo volte a circular no Paraná. A ampliação da vacinação contra o sarampo é uma medida para bloquear a disseminação do vírus da doença que já possui casos confirmados autóctones em países vizinhos. Segundo o Ministério da Saúde, o último caso registrado no Brasil foi em junho de 2022 e, no Paraná, em junho de 2020. A recomendação trata-se de uma medida preventiva para evitar a reintrodução do vírus no País.
Sintomas
Os sintomas mais comuns do sarampo são febre alta, manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se em seguida pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite. Outros sintomas, como dor de cabeça, indisposição e diarreia, também podem ocorrer. Como não há tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento ao aparecimento desses sinais. Os pacientes devem permanecer em isolamento domiciliar ou hospitalar por cinco dias após o surgimento das manchas vermelhas no corpo.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco