Em Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (23), os vereadores aprovaram três projetos em primeiras votação, entre eles, o projeto que torna obrigatória a presença de bombeiro civil (guarda vidas, socorristas e resgatistas) em recantos e parques aquáticos e o projeto para realização de PSS, com 194 vagas para Instrutor de Aprendizagem. Também foram aprovados dois projetos em segundas votações e, ainda, apresentados e aprovados sete requerimentos e três indicações.
Primeira votação
Bombeiro civil em recantos e parques aquáticos
De autoria da vereadora Thania Caminski, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 20, de 2025, tornado obrigatória a presença de bombeiro civil (guarda vidas, socorristas e resgatistas) em todos os estabelecimentos privados que explorem balneários, recantos ou outros locais aquáticos, abertos ao uso do público.
De acordo com o Projeto, “o bombeiro civil durante o horário de suas atividades deverá estar uniformizado e ter: I – o alcance total da área e posicionado em local estratégico; II – cadeira adequada para o serviço de guarda vidas com altura mínima de 1,50 metro; III – equipamento para salvamento de flutuação, tipo boia circular ou tubo de resgate flexível, quando houver; IV – coletes salva-vidas; V – apito; VI – cilindro de oxigênio; VII – conhecimento de técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória”.
PSS para Instrutor de Aprendizagem
De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 114, de 2025, autorizando a contratação temporária de profissionais, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), para o exercício de emprego público de Instrutor de Aprendizagem. Pelo Projeto, serão 85 vagas para atuar em “Projetos Culturais” e 109 vagas para atuar em “Projetos Pedagógicos”, totalizando 194 vagas.
Crédito especial
Também de autoria do Executivo e em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 112, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 463.495,00, para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. De acordo com o Projeto, o valor será utilizado para manutenção das atividades do Departamento de Esporte e Lazer, subvenções sociais para manutenção do esporte de categoria de base, equipes de rendimento, promoção do esporte amador, entre outras ações da Secretaria.
Segunda votação
Numeração sequencial de atos normativos e administrativos
De autoria da Mesa Diretora – presidente Lindomar Brandão (PP), vice-presidente Alexandre Zoche (PRD), primeira-secretária Anne Gomes (PSD) e segundo-secretário Rafael Foss (União Brasil) – foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Resolução nº 4, de 2025, que dispõe sobre a numeração sequencial de atos normativos e administrativos no âmbito da Câmara Municipal de Pato Branco.
Alteração de Resolução
Também de autoria da Mesa Diretora – presidente Lindomar Brandão (PP), vice-presidente Alexandre Zoche (PRD), primeira-secretária Anne Gomes (PSD) e segundo-secretário Rafael Foss (União Brasil) – e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 5, de 2025, alterando dispositivos da Resolução nº 5, de 19 de outubro de 2022, que dispõe sobre a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo. O Projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda nº 31, de 2025, aprovada em votação única.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco