Nesta terça-feira (24), no Anfiteatro da UTFPR, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, abrindo espaço para a discussão de temas como democracia, justiça racial e reparação histórica. O evento, considerado um marco na história de Pato Branco, foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio do Coletivo Identidade Negra, nesta etapa preparatória para a VI Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná.
O objetivo foi debater, propor e aprovar diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial. A iniciativa se configura como um espaço de construção coletiva, voltado à justiça, reparação e fortalecimento da democracia racial. Na oportunidade, o secretário municipal de Assistência Social, Paulinho Centenaro, salientou a discussão construtiva promovida pela conferência e o compromisso assumido pela administração municipal, ao dar voz e vez a todas as pautas que promovem uma sociedade mais igualitária.
A representante do Coletivo Identidade Negra, Rosana Demétrio Costa, destacou que o evento promove a construção e contribui na reparação histórica, abrindo o debate para novas políticas e oportunidades. O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Aloísio Justino do Nascimento, frisou que a conferência é um passo essencial no caminho de construção de um ambiente mais igualitário.
A diretora da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Ivânia Ramos, representou o Governo do Estado na conferência. Ela se emocionou ao contar sobre a sua trajetória, de quando conseguiu furar a bolha ao entrar na universidade e de agora poder debater a inovação que vem da diversidade. A diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), Leonice Mourad, destacou a presença do povo dos terreiros no evento, com seus guias, orixás e a representação do sagrado, em honra a seus antepassados. Para ela, a conferência cumpre um papel importante para a política de promoção da igualdade racial.
O diretor-geral da UTFPR, Neimar Follmann, salientou a importância da política de cotas nas universidades públicas, fundamental para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades no acesso à educação superior. Maria Cristina Hamera, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, destacou a importância da conferência, pois como mulher e negra entende como é fundamental políticas que promovam a igualdade e a justiça racial.
O presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, vereador Lindomar Brandão, e a Procuradora da Mulher, vereadora Anne Cristine Gomes, participaram da conferência e salientaram que a estrutura da Casa está à disposição para o debate e a construção de políticas públicas inclusivas.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco