O vereador Claudemir Zanco trouxe uma excelente notícia para a população de Pato Branco durante sessão na Câmara: após quase dois anos de articulação, foi oficializado um convênio entre o Hospital dos Olhos e a Uniclínicas, agora também reconhecida como Instituto, para oferecer atendimento oftalmológico diretamente na cidade. Segundo Zanco, a iniciativa põe fim ao desgaste enfrentado por pacientes que, por anos, precisaram se deslocar até Cascavel ou Curitiba para tratamentos oftalmológicos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O parlamentar destacou o esforço conjunto da família Pires — responsável pela fundação do Hospital dos Olhos em Pato Branco — em especial o Dr. Marcos Antônio Pires e o Dr. Guilherme, além da Secretaria Municipal de Saúde e toda a equipe técnica do município, que atuaram incansavelmente para tornar a parceria viável. “É uma grande conquista. Há mais de um ano e meio estou trabalhando nisso. Ontem tive a confirmação com o Dr. Marcos. E nas próximas horas será feito o chamamento público para início dos atendimentos aqui em Pato Branco”, afirmou Zanco.
Fim das longas viagens e do sofrimento de pacientes idosos
O vereador fez questão de mencionar o drama enfrentado por muitos cidadãos, especialmente os mais idosos, que eram obrigados a viajar longas distâncias, muitas vezes em condições precárias, para conseguir atendimento oftalmológico. “Imagina um cidadão de 70, 80 anos, pegando um ônibus sem ar-condicionado, às vezes com motoristas alcoolizados, para ir até Cascavel. Já discutimos essa situação aqui diversas vezes. Agora, com esse novo convênio, isso vai mudar”, reforçou. Além do alívio físico e emocional, o novo arranjo traz um ganho logístico e financeiro para os pacientes e o sistema público de saúde.
Avanços, mas ainda há muito a ser feito
Zanco aproveitou para destacar a importância de continuar cobrando avanços na saúde pública como um todo. Ele mencionou o anúncio recente do Governo Federal sobre a possibilidade de abater dívidas de hospitais particulares e institutos, como uma forma de ajudar a reduzir as filas de espera e ampliar os leitos destinados ao SUS. “Não adianta ter 10 leitos SUS num hospital e 10 em outro, com uma fila de 100 pessoas. Isso não resolve. Essa é uma situação que já dura mais de 10 anos, com pacientes sendo atendidos em corredores dos hospitais.” O vereador também lembrou que a centralização dos atendimentos na UPA, ocorrida durante a pandemia, acabou sobrecarregando o serviço. Ele criticou a retirada do atendimento básico dos postos de saúde dos bairros, o que empurrou a população para a UPA, transformada na única referência de pronto atendimento.
Pato Branco: uma cidade referência em saúde
Mesmo com os desafios, Zanco ressaltou que Pato Branco é uma referência em qualidade de atendimento, contando com hospitais renomados e um número expressivo de médicos. “Hoje, com certeza, temos quase mil médicos na cidade. Quem vem de fora, especialmente de cidades maiores, se surpreende com a qualidade do nosso atendimento. Isso é mérito dos profissionais que escolheram morar e trabalhar aqui.”
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco