Em Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Pato Branco aprovou, em segunda votação, seis projetos de lei voltados à promoção da inclusão social, qualificação profissional, defesa dos direitos dos animais, além de melhorias no transporte público. Entre os destaques, estão a implantação do passe livre aos domingos e feriados, novos programas voltados à capacitação de idosos e incentivo ao empreendedorismo local.
Passe livre no transporte público
Foi aprovado o Projeto de Lei nº 120/2025, de autoria do Executivo Municipal, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.598/2011 – a Lei Geral do Transporte Público – para instituir o passe livre no transporte público municipal aos domingos e feriados. O projeto foi aprovado com a Emenda nº 55/2025, também aprovada em votação única.
Inclusão do Conselho de Igualdade Racial na estrutura administrativa
De autoria dos vereadores Anne Gomes (PSD) e Claudemir Zanco (PL), o Projeto de Lei nº 46/2025 foi aprovado, alterando o inciso I do Artigo 13 da Lei nº 4.742/2016. A proposta insere o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial na estrutura organizacional do Poder Executivo de Pato Branco, fortalecendo a pauta da equidade racial no município.
Programa Municipal de Emprego e Renda 50+
O vereador Fabricio Preis de Mello (PL) teve aprovado o Projeto de Lei nº 66/2025, que institui o Programa Municipal de Emprego e Renda 50+. A proposta tem como objetivo capacitar e reinserir no mercado de trabalho pessoas com 50 anos ou mais. A justificativa do projeto destaca que, com o aumento da longevidade, a valorização desse público é fundamental tanto para o desenvolvimento social e econômico quanto para a autoestima e qualidade de vida dos participantes.
Programa Empreendedor Preparado
Também de autoria do vereador Fabricio Preis de Mello, o Projeto de Lei nº 70/2025 foi aprovado e institui o Programa Empreendedor Preparado. A iniciativa propõe políticas públicas de capacitação profissional e incentivo ao empreendedorismo, especialmente entre micro e pequenos empreendedores, fomentando a autonomia econômica e a criação de novos mercados no município.
Procuradoria Especial da Defesa dos Animais
A vereadora Thania Caminski (PP) teve aprovado o Projeto de Resolução nº 3/2025, que cria e regulamenta a Procuradoria Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais. O órgão terá a função de fiscalizar, propor e acompanhar políticas públicas relacionadas à causa animal em Pato Branco.
Programa Oportuniza Pato Branco
De iniciativa do Executivo Municipal, o Projeto de Lei nº 67/2025 institui o Programa Oportuniza Pato Branco, voltado à qualificação profissional e inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio de outras secretarias, o programa prevê a oferta de cursos profissionalizantes alinhados ao mercado local, com foco na geração de renda e no estímulo ao empreendedorismo. O projeto foi aprovado com as Emendas nº 26, 27, 28 e 29/2025, todas aprovadas em votação única.
Recesso Parlamentar
A Câmara entra em Recesso Parlamentar entre os dias 16 e 31 de julho, com o retorno das Sessões Ordinárias previsto para 4 de agosto. Durante o período, os trabalhos legislativos serão conduzidos pela Comissão de Representação, composta pelos seguintes vereadores:
- Claudemir Zanco (PL) – Presidente
- Alexandre Zoche (PRD)
- Anne Gomes (PSD)
- Eduardo Dala Costa (Republicanos)
- Rafael Foss (União Brasil)
- Thania Caminski (PP)
A aprovação desses projetos marca um importante avanço para o município em áreas como mobilidade urbana, inclusão produtiva, empreendedorismo, políticas raciais e proteção animal, demonstrando o comprometimento do Legislativo com pautas sociais e estruturantes para o desenvolvimento de Pato Branco.
Mais
Indústria 4.0, Sustentabilidade e Desenvolvimento: A Nova Fase da Coopertradição em Pato Branco
Secretaria de Meio Ambiente intensifica fiscalização após fechamento da ONG Focinhos da Je
Prefeitura orienta população sobre os riscos no consumo de produtos clandestinos sem inspeção sanitária