Pato Branco registra 830 casos confirmados de dengue em 2025

O município divulgou nesta segunda-feira (22) o Boletim Epidemiológico nº 21 sobre arboviroses, referente ao período de 1º de janeiro a 22 de setembro de 2025. Os dados são da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e revelam o avanço da dengue e da chikungunya na cidade.

Dengue

Até agora, 922 notificações foram registradas, sendo 830 casos confirmados. Destes, a maioria é autóctone (transmissão dentro do município). Foram identificados os sorotipos 2 e 3 do vírus.

Os bairros com maior número de confirmações são:

  • Planalto (146 casos)

  • São João (104)

  • São Cristóvão (102)

  • Centro (66)

  • Bela Vista (43)

  • Alvorada (43)

  • São Roque (32)

  • Pinheirinho (29)

  • Morumbi (27)

  • Fraron (27)

Também foram registrados casos em bairros como Jardim Floresta (24), Sudoeste (23), La Salle (19), Santo Antônio (18), Cristo Rei (13), Novo Horizonte (12), Menino Deus (11) e Bortot (11). Até o momento, não há registro de óbitos por dengue em 2025 no município.

Chikungunya

A cidade também confirmou 4 casos de chikungunya, sendo 3 autóctones. Outros 28 casos seguem em investigação.

Os bairros com maior concentração são:

  • Planalto (96 casos notificados, 3 confirmados autóctones)

  • São João (49)

  • São Cristóvão (32)

  • Bela Vista (32)

  • Centro (24)

  • Morumbi (20)

  • Alvorada (18)

  • São Roque (15)

  • Sudoeste (12)

  • Pinheirinho e Jardim Floresta (10 cada)

Também não houve óbitos confirmados por chikungunya neste ano.

Situação Entomológica

De acordo com o boletim, os índices de infestação estão atualmente em 0%. Entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, nenhuma armadilha de ovitrampa apresentou presença de ovos do mosquito Aedes aegypti. A classificação entomológica coloca o município em baixo risco (0 a 1%) para infestação, embora a circulação viral exija manutenção das medidas de prevenção.

Orientações

A Vigilância em Saúde reforça que os dados correspondem apenas a moradores de Pato Branco e alerta para a necessidade de eliminar focos de água parada, mesmo com os índices de infestação baixos. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (46) 3213-1721.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube