Em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (29), os vereadores aprovaram um projeto em votação única e dois projetos em primeiras votações, um em que o Rotary Guarani recebeu Título de Utilidade Pública e outro em que estrada foi nomeada em homenagem a pioneiro rural. Ainda, foram apresentados e aprovados 15 requerimentos e nove indicações.
Votação única
Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 7, de 2025, referente ao mês de julho de 2025.
Primeira votação
Utilidade Pública Municipal ao Rotary Club de Pato Branco – Guarani
De autoria da vereadora Anne Gomes (PSD), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 123, de 2025, declarando de Utilidade Pública Municipal o clube de serviço – Rotary Club de Pato Branco – Guarani.
Pela justificativa do projeto, “declarar o Rotary Club de Pato Branco – Guarani como entidade de Utilidade Pública Municipal é reconhecer sua contribuição relevante à comunidade. O clube atua de forma contínua em áreas essenciais para o desenvolvimento social. Esse reconhecimento fortalece a legitimidade do trabalho sério e transparente que realiza. Também poderá viabilizar parcerias com o Poder Público e ampliar o alcance de seus projetos. O clube integra a rede do Rotary International, composta por voluntários que promovem ações humanitárias e desenvolvimento comunitário. Sem fins lucrativos, atua com ética e compromisso social, sendo assim, a declaração é justa e necessária, pois valoriza décadas de serviço voluntário, fortalece o apoio institucional e incentiva novas iniciativas em benefício da população pato-branquense”.
Estrada Municipal “Euclides Brocco”
Em primeira votação e de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado o Projeto de Lei nº 140, de 2025, denominando de “Euclides Brocco” a estrada municipal que liga a Comunidade de Teolândia à PR-493 – Vereador Pedro José da Silva. De acordo com a justificativa, “a escolha se justifica pelo importante legado deixado, cuja a trajetória está profundamente ligada ao desenvolvimento rural, econômico e social da região de Pato Branco”.
“Euclides Brocco nasceu em 1939, em Marau (RS), e mudou-se com a família para Pato Branco (PR) em 1952. Em 1955, fundou com o irmão uma serraria em Teolândia, impulsionando o desenvolvimento local. Casou-se com Lourdes Chioqueta em 1964, com quem teve quatro filhos e nove netos. Em 1972, iniciou o cultivo de soja e, em 1974, adquiriu sua primeira colheitadeira, modernizando sua produção agrícola. Foi um dos pioneiros do plantio direto na região. Reconhecido por sua criatividade, criou a primeira carreta com rosca para descarregar soja. Sua trajetória foi marcada por trabalho, inovação e amor à terra. Faleceu em 1º de dezembro de 2021, deixando um legado de orgulho para sua família, onde sua história permanece viva na memória de todos que o conheceram”, concluiu sua biografia.
Mais
Coleira inteligente para suínos criada por alunos vence Ideathon de Francisco Beltrão
Sudoeste: PMPR apreende carga de cigarros na fronteira com a Argentina
Cultivar de feijão criada pelo IDR-Paraná é destaque em congresso internacional