O mês de novembro de 2026 deverá ser marcado por volumes de chuva acima da média histórica em todas as regiões do Paraná, com destaque para o Sudoeste, onde a previsão indica precipitações superiores aos índices climatológicos. Em Pato Branco e municípios da região, a influência do fenômeno El Niño mantém condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuva, segundo análise do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A previsão aponta que o Oeste, o Sudoeste e o Centro-Sul deverão concentrar os maiores volumes de precipitação em relação à média histórica. No entanto, isso não significa que haverá chuva contínua durante todo o mês. A tendência é de distribuição irregular, com períodos de tempo mais estável intercalados com episódios de precipitações mais expressivas. Historicamente, o Sudoeste paranaense registra acumulados entre 175 e 200 milímetros de chuva em novembro. A expectativa de volumes acima da média indica possibilidade de um mês mais chuvoso do que o habitual para a região.
De acordo com a meteorologista Bianca de Angelo, do Simepar, as precipitações estarão associadas principalmente à passagem de frentes frias, à atuação de sistemas de baixa pressão e à formação de áreas de instabilidade. O transporte de calor e umidade em direção à Região Sul também deverá contribuir para intensificar as condições favoráveis à formação de tempestades.
TEMPERATURAS MAIS AMENAS
Além da previsão de chuva acima da média, novembro deverá apresentar temperaturas médias ligeiramente inferiores aos padrões históricos no Paraná. Embora a aproximação do verão favoreça o aumento gradual das temperaturas e a ocorrência de dias mais quentes, a passagem frequente de frentes frias deverá provocar quedas temporárias nos termômetros, com a chegada de massas de ar frio. A maior presença de nuvens e os períodos de chuva também deverão limitar o aquecimento durante o dia, contribuindo para temperaturas máximas mais amenas em determinados períodos.
Em Pato Branco e região, a média histórica das temperaturas máximas em novembro fica entre 26°C e 28°C. Já as temperaturas mínimas no Sudoeste costumam variar entre 16°C e 18°C, enquanto a temperatura média histórica fica entre 20°C e 22°C em áreas próximas a Francisco Beltrão.
ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES DO TEMPO
A combinação entre volumes elevados de chuva e episódios de tempestades exige atenção da população, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. A orientação é acompanhar os boletins meteorológicos e os alertas da Defesa Civil, principalmente durante a passagem de frentes frias e a formação de áreas de instabilidade. O cenário previsto pelo Simepar reforça que novembro poderá apresentar condições bastante variáveis no Sudoeste: períodos de calor e tempo firme poderão ser interrompidos por episódios de chuva intensa, com temperaturas mais baixas na sequência da passagem de sistemas frontais.

Mais
Encontro conecta desafios do agro regional a soluções de inovação e tecnologia, em Pato Branco
Conselheiro Ivan Bonilha é eleito para presidir o TCE-PR no biênio 2027-2028
Pato Branco está entre os sete municípios com melhor desempenho no Paraná