No último sábado(4) foi realizada a ação de coleta de lixo eletrônico por meio do Projeto Descarte Consciente. A partir do Programa de Logística Reversa previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos que oferece destinação correta a equipamentos eletrônicos inutilizados. Foram mais de sete toneladas recolhidas entre TVs, notebooks, computadores e monitores antigos, celulares, máquinas de lavar, eletrodomésticos, aparelhos de som, micro-ondas, impressoras e esteiras ergométricas.
“A comunidade atendeu ao chamado. É importante que esta atitude, estimulada pela Administração Municipal, se torne uma constante entre os pato-branquenses, já que atualmente o acúmulo de lixo eletrônico tem se intensificado com o avanço da tecnologia que minimiza a vida útil dos dispositivos eletroeletrônicos”, destaca o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla.
O projeto é resultado de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Municipal de Meio Ambiente e empresas instaladas no Parque Tecnológico Municipal. Os itens coletados foram encaminhados pela empresa habilitada para destinação de resíduos de forma ambientalmente adequada. A ação visa evitar a contaminação do meio ambiente por substâncias tóxicas contidas nesses materiais. “A degradação do solo e da água pelo contato com componentes como metais pesados e demais materiais tóxicos presentes nesses aparelhos prejudica a natureza e consequentemente, a saúde humana”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Matheus Nichetti.
Estão previstas novas datas no decorrer do ano para outras ações de descarte que contemplarão diferentes materiais a serem definidos na sequência.
Mais
Câmara Municipal debate demandas locais: lixo em ponto de ônibus e avanços na municipalização da BR-158
Agricultores de Pato Branco poderão retirar mudas de capim Tifton 85
Pato Basquete apresenta projeto para a temporada 2025-2026 e reforça impacto esportivo e social